Diário de um doutor.

  Semana passada fomos ao hospital pela primeira vez no ano.Deu aquele super frio na barriga,o nervosismo de ir e não saber o que fazer,uma alegria sem explicação de ser Bruneca novamente!

  Foi também a primeira vez da Rebekka,nossa nova residente,que só pra constar,se saiu muito bem.

  Visitamos cinco crianças lindas na pediatria,o Lucas de onze anos,o Nicolas de cinco anos,a Camila de treze, o Alan com doze anos e a Stephany ,internada desde janeiro,com Lúpus,uma doença rara,provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico,exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus,bactérias ou outros agentes.No Lúpus,a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele,articulações,fígado,coração,pulmão,rins e cérebro .

  Ela foi a criança que passamos a maior parte do tempo e que me chamou bastante atenção.Tem apenas 10 anos e estava muito séria quando entramos no quarto,devido as dores que sentia quando se movimentava.Disse que não podia brincar,desenhar,nem mesmo se mexer direito.

  Stephany tinha alguns livros em seu quarto,pegamos um da Branca de Neve,contamos e encenamos a história,foi ai que ela deu um sorriso,um lindo e verdadeiro sorriso.Conversamos mais um tempo com ela mas já estava ficando tarde,então passamos rapidinho pela ala da pediatria de queimados.Crianças de no máximo três ou quatro anos,que no primeiro momento choraram quando nos viram,mas depois das incríveis bolhas de sabão,o choro sumiu e sorrisos surgiram.

  Saimos do hospital com o sentimento de trabalho cumprido,felizes e prontas pra outra visita.


“O sorriso de uma criança é esperança de dias melhores, de problemas resolvidos.
                                                    (Antonio Marcos Pires - Editora Santuário- SP)


  Foi maravilhoso voltar,sentir outra vez o frio na barriga.


Dra. Bruneca

O Palhaço


  “O palhaço é um ser ridículo, o ser que ninguém quer ser, muitos o apreciam com a finalidade de rir somente, e para isso ele está ali! Pouquíssimos olham com admiração e dizem "Também quero ser palhaço", e os que fazem isso estudam técnicas milenares dos palhaços, como cair, dar cambalhotas, chutes na bunda, e muitas outras que são piadas visuais utilizadas por palhaços e cômicos durante séculos.
  Os palhaços são personagens importantes que alguns atores ou simpatizantes assumem para alegrar esse mundo caótico e por muitas vezes, chato, onde um quer ser melhor que o outro, mostrando-se poderoso, imponente e bem vestido.
  O palhaço deixa de existir quando o ator o descaracteriza, tirando a roupa e a mascara.

  Sim, até parece fácil sob uma olhada ligeira, mas quem realmente vive ou diz o que sente? Extrair isso de si é dolorido e gratificante, pois, a desmontagem nos dá a possibilidade de remontar as peças de uma maneira que sejamos mais felizes com o nosso "eu interior". 


  O curioso é que quanto mais um palhaço "TENTA" ser engraçado, mais sem graça ele é. O palhaço realmente divertido de se olhar é aquele que age verdadeiramente, espontaneamente. Ele não busca ser algo, ele já é.

  Ser palhaço exige um esforço muito grande de autoconhecimento, de auto-aceitação e de expressão corporal. Está quase ligado a espiritualidade do indivíduo, pois ele não pode simplesmente agir, ele precisa saborear cada movimento, cada gesto precisa ser "friamente calculado".


- Você me fala de máscaras...
- Com uma máscara é fácil ser engraçado!
- Eu rebato seu argumento com a velha frase "Clown, a máscara que mais revela".
É paradoxal, mas para ser um verdadeiro palhaço é preciso, antes de tudo, despir-se de todas as nossas MÁSCARAS e armaduras sociais. Somente quando estamos limpos podemos ser suficientemente verdadeiros ser um palhaço.
No fundo todos somos palhaços. Só que a maioria de nós não assume.”
Nadine 

Quatro longos meses...

  Dezembro,Janeiro,Fevereiro,Março e finalmente Abril...
Quanto tempo sem ir ao hospital fazer visitas,sem encontrar as crianças mais amadas...a Bruneca já estava enlouquecendo com isso,mas agora ela está mais calma e feliz,pois VOLTAMOS A ATIVA DEFINITIVAMENTE!

  Nesse tempo cheguei a pensar em desistir,sair dos Doutores.Eu  até “sai” por uns 4 dias e já voltei,não consigo ficar longe.É uma experiência tão gratificante,nos sentimos tão bem quando estamos levando alegria àquelas crianças, que depois que entrei,sinto que vai ser impossível sair!

  Esses dias voltei a ser Bruneca por alguns minutos,como foi bom,reacendeu todo o amor,todo o carinho que eu tenho por ela e pelos pacientinhos.Aquela vontade de fazer teatro,malabares,contar histórias,dançar e cantar estavam quase explodindo dentro de mim,mas eu resolvi guardar toda essa vontade dentro de uma caixinha e só abrir quando chegar a hora.Ver o choro e a carinha triste, se transformar em sorrisos,pulos,bolhas de sabão e gritos de alegria.

  Em quatro meses,muitas pessoas conheceram o nosso ministério e,assim como nós, também desejam levar o amor do Pai,levar a palavra de Deus e vida a todas essas crianças.

  Quer fazer parte deste grupo de palhaços voluntários que estão neste mundo preto e branco pra andar na contra mão e colorir cada vez mais a vida das pessoas?
  Entre em contato conosco pelo e-mail (doutoresdavida@hotmail.com)
  Adoraríamos ter você na nossa equipe.

  Deus abençoe!


Bruna Pruner (Dra. Bruneca)

Você crê em Cristo?

  “A Igreja chinesa é uma das que crescem mais rapidamente no mundo. Hoje, aproximadamente 80 milhões de protestantes e católicos formam a Igreja deste país de 1,3 bilhões de habitantes. Enquanto não há dados quanto ao crescimento das igrejas não-registradas, o número de congregações de igrejas protestantes registradas aumenta entre 500 a 600 mil a cada ano.
  A vida da Igreja é marcada por um paradoxo: embora seja rica, vibrante, permeada de renovação e cresça em ritmo acelerado, ao mesmo tempo é perseguida e extremamente carente de recursos e treinamento. Estima-se que 50 milhões de cristãos chineses ainda esperam por sua primeira Bíblia e, sem a posse de sua própria cópia das Escrituras, muitos são presas fáceis de heresias e falsos ensinamentos. Não falta entusiasmo aos evangelistas, mas a maioria é mal treinada e pouco equipada. Além disso, há conflitos entre os líderes cristãos. Acredita-se que atualmente a pior tentação enfrentada pela Igreja chinesa seja o materialismo, particularmente dentro do contexto da explosão econômica do país.
  O objetivo principal do governo é manter a estabilidade e o poder. O registro das igrejas é obrigatório e a evangelização é proibida fora das comunidades registradas. A evangelização de jovens com menos de 18 anos de idade não é permitida e pastores podem ser presos e sentenciados a campos de trabalhos forçados. As igrejas não-registradas recebem ataques esporádicos do governo. A perseguição depende principalmente do grau de perigo que o governo enxerga em cada grupo religioso. A perseguição ao cristianismo abrange desde multas e confisco de Bíblias até destruição de templos. Evangelistas são detidos, interrogados, aprisionados e torturados. Além da perseguição governamental, as tentativas de evangelizar muçulmanos no extremo noroeste do território chinês têm enfrentado resistência e alguns ataques.
  As leis religiosas que entraram em vigor em 1º de março de 2005 aumentaram a pressão sobre grupos não-registrados, exigindo que se legalizassem ou se preparassem para sofrer as consequências. Além disso, em vez de facilitar o registro, novas emendas dificultaram o processo.
  Mais da metade dos chineses dizem não ter religião. Da outra metade, 32,2% professam crenças populares e 8,4% o budismo. Os cristãos são estimados em 11% aproximadamente, o islamismo abrange 1,5%.”


  Tristeza. É a primeira palavra que passa pela minha cabeça se fosse para definir a situação desses cristãos. E lendo todas essas informações, me colocando no lugar deles, eu percebo o quanto somos ingratos e muitas vezes não damos valos às oportunidades que temos de adorar à Deus. A Bíblia é um dos exemplos gritantes: enquanto nós temos a palavra de Deus sempre ao nosso alcance, milhares de pessoas esperam por sua primeira Bíblia. Não percebemos que o fato de ter pelo menos uma folha dela é o sonho de muitos chineses. Eles crêem mesmo não tendo ela em mãos, enquanto outros não crêem mesmo com ela todos os dias ali na cabeceira, na estante, num baú empoeirado ou até mesmo debaixo do braço.


“Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram.” João 20:29

O que você está esperando? Adore, exalte, glorifique à Ele e agradeça todos os dias por ter oportunidade de estar na sua presença! Você é LIVRE.




E não esqueça de incluir nossos irmãos que sofrem com essa perseguição em suas orações! Assim como eles, lembre-se a cada dia que o melhor de Deus ainda está por vir.


“ O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.” I Coríntios 2:9

Bruna Dea (Dra.Chiquenita)